quinta-feira, 16 de abril de 2015

PROEX abre inscrições para seminário sobre memória e sociedade

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) está com inscrições abertas, até o dia 24 de abril, para o 2º Seminário Universidade, Memória e Sociedade, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, no Campus Central da UFRN. A programação consta de realização de conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, atividades culturais e um fórum que integra as atividades previstas.

O evento visa discutir o papel da universidade na preservação, organização e acessibilidade de acervos, na construção de uma memória social e na conscientização dos atores universitários para a importância de valorizar a memória institucional.

“Universidade, Memória e Sociedade: Políticas internacionais” é o tema da palestra de abertura que será proferida, no dia 27, pela professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, da Universidade Federal da Paraíba. As “Políticas de Cultura e Memória Universitária” e “Produção e Organização de Acervos: iniciativas na UFRN” são os temas das duas mesas-redondas do seminário, ambas acontecem nos dias 28 e 29 de abril. 

Participam como conferencistas nas mesas-redondas os professores Fernando Cruz e Margarida Dias, dia 28, e Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade e Fernando Aquino, dia  29. Após as mesas-redondas, haverá rodas de conversa para debater os temas abordados.
 
Na quinta-feira, 30, pela manhã, ocorrerá a conferência “Sociedade, Ciência e Técnica no Contexto da Museologia Universitária”, com Marcus Granato, professor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Rio de Janeiro.

À tarde será promovido um fórum de debates buscando a síntese das questões discutidas e proposições de ações na área da memória e sua política,  além de três minicursos,  nas áreas de “Museus e Sociedade”, “Arquivos e Documentação” e “Patrimônio Cientifico”.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: culturaemuseoproex@reitoria.ufrn.br, enviando nome completo, instituição, e  interesse em participar de um dos minicursos. 

A realização do evento é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio de sua Coordenadoria de Cultura, Memória, Documentação e Museu (CCDM). Mais informações pelo site do evento: <http://seminariomemoria.wix.com/ufrn>, ou pelo número (84) 3342-2272, ramais 109/110/111.

Por Agência de Comunicação da UFRN - AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário